domingo, 11 de novembro de 2012

Melhor que Pelé?


Messi faz dois e ultrapassa marca de Pelé

Camisa 10 do Barcelona chega aos 76 gols em um só ano, passando o número de 75 que havia sido anotado por Pelé em 1959
Messi vibra após fazer um de seus dois gols na partida / Jaime Reina/AFP Messi vibra após fazer um de seus dois gols na partidaJaime Reina/AFP

Messi ainda não é o recordista absoluto de gols em um ano. O dono do recorde é o alemão Gerd Müller, que fez 85 gols em 1972 pelo Bayern de Munique e seleção da Alemanha. Mas a pergunta que fica é o que será capaz de fazer esse gênio daqui para frente? Quem sabe a marca de Müller não poderia estar em sua meta para 2013? 

O recorde poderia ter sido igualado mais cedo, porém Messi abriu mão de cobrar uma falta frontal. Xavi foi para a cobrança e fez o primeiro gol do Barça aos 27 minutos de jogo.

A superioridade do Barcelona era tamanha que se tornava previsível o fato de Messi deixar a sua marca nas redes de Aouate. Isso demoraria até os 43 minutos, quando o camisa 10 enfileirou ao seu melhor estilo a defesa do Mallorca e definiu de fora da área. Contou claro com a colaboração do goleiro adversário, mas isso pouco importa, pois a marca de Pelé estava igualada e a porteira aberta. Um minuto depois, Tello marcaria o terceiro do clube catalão.

Com a vantagem de três gols, o Barça descansou no segundo tempo e logo o Mallorca aproveitou o cochilo para encurtar a distância com os gols de Pereira e Vitor, em cobrança de pênalti depois que Busquets meteu a mão na bola dentro da área.

Messi sentiu que era hora de acordar o Barcelona. Resolveu não esperar o jogo contra o Zaragoza no próximo sábado no Camp Nou e soltou a bomba para estufar as redes de Aouate. Momento mágico aos 24 minutos do segundo tempo, pois o camisa 10 passava Pelé.

É praticamente impossível que o gênio do Barcelona possa marcar dez gols no que resta de temporada e quebre a marca absoluta de Müller. Mas só pelo fato de ter ultrapassado em um ano aquele que todos reconhecem como Rei do Futebol faz de Messi um dos maiores jogadores da história do futebol.

Detalhe que passou quase despercebido em meio a tanta festa: o Barcelona segue firme na liderança do Campeonato Espanhol, com 31 pontos.

Campeonato Espanhol (11ª rodada):

Sexta-feira (09/11)
Betis 1x2 Granada

Sábado (10/11)
Rayo Vallecano 3x2 Celta de Vigo
Espanyol 0x3 Osasuna
Zaragoza 5x3 La Coruña
Málaga 1x2 Real Sociedad

0 comentários:

Postar um comentário